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Rede municipal de Cachoeiro inicia período integral em duas escolas

Publicada em 02 de fevereiro de 2018

Uma das duas unidades do projeto-piloto é a Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de FátimaUma das duas unidades do projeto-piloto é a Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima

A volta às aulas na rede municipal de Cachoeiro terá, também, a estreia do período integral, em duas escolas. Estudantes, profissionais e familiares terão recepção especial em bairro e distritos no primeiro horário, às 7h, em seus dias de retorno.

Uma das unidades é a Athayr Cagnin, no bairro Nossa Senhora de Fátima, que oferece turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e dá início a seu ano letivo nesta segunda (5). Nas outras 74 escolas municipais, os alunos têm aula a partir desta terça (6).

Passa também a contar com período integral a escola Aurora Estellita Herkenhoff, no bairro Aquidaban, que oferece turmas de pré-escola (alunos de 4 e 5 anos).

Na Aurora Estellita e na Athayr Cagnin, a criança entrará às 7h e sairá às 17h, de segunda a sexta. Durante esse período, a escola cumpre a prerrogativa do núcleo comum, que inclui aulas de geografia, matemática, português; intercalado com dança, musicalização, complementações de cálculo e leitura, teatro, orientação para a vida (cultura de paz etc.), inglês, artes plásticas e capoeira, entre outras atividades. A rotina prevê ainda o almoço e o tempo livre orientado, com participação de estagiários.

“Em todas as nossas escolas municipais, as equipes estão preparando a recepção aos alunos para este ano marcado por grande avanço na rede, que é o início do sistema integral em duas unidades. E mais novidades estão chegando, dentro de um processo contínuo em prol do ensino em Cachoeiro”, comemora a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Com esse projeto-piloto, a prefeitura coloca em prática as prerrogativas traçadas nos planos federal, estadual e municipal de Educação. Segundo a subsecretária de Educação Básica no município, Patrícia Gama, a expectativa é de que, já em 2019, a inclusão anual de escolas em tempo integral passe de duas para três unidades.

Por meio da maior troca de experiências no ambiente escolar, a partir do sistema integral, a intenção é expandir conhecimentos das crianças e, também, dos professores. “As outras atividades, recreativas, esportivas e culturais, proporcionam uma formação mais completa, desenvolvendo a memória e o corpo, por exemplo, ao abordar questões como respeito e acolhimento”, explica.

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