É necessário que seu navegador esteja com o javascript habilitado
logo

Cachoeiro abre Carnaval com a tradição dos grandes bailes

Publicada em 10 de fevereiro de 2018

Na noite de abertura, foram escolhidos o Rei Momo, a Rainha e as marchinhas vencedoras Na noite de abertura, foram escolhidos o Rei Momo, a Rainha e as marchinhas vencedoras

E o Carnaval 2018 de Cachoeiro já tem seu Rei Momo, a sua Rainha e o hit da folia. Na noite desta sexta-feira (09), foram realizados no Parque de Exposições os tradicionais concursos para abrir a festa. 

As apresentações começaram com a banda Kê Swing Bom e o historiador José Paineiras, que falou um pouco dos antigos carnavais na cidade e cantou uma de suas marchinhas.

Em seguida, os participantes do 5º Concurso de Marchinhas – Prêmio Raul Sampaio Cocco apresentaram suas composições para a comissão julgadora, que avaliou os critérios: letra, melodia, interpretação e harmonia. O tema das músicas era livre, mas os competidores versaram sobre o universo do carnaval e as belezas da cidade e da região sul. O vencedor, pelo terceiro ano, foi Rudson Barreto Costa Filho, com a marchinha “Sentinela Dessa Dor”.


“Criei um diálogo entre os monumentos históricos geográficos: O amor do Frade e a Freira e a proteção do Itabira. Tornei nosso patrimônio sentinela, inspirado na poesia do cachoeirense Benjamin Silva. Mais uma vez eu falo de Cachoeiro para Cachoeiro ao usar referências da cidade”, explica o tricampeão.

Após a escolha da marchinha foi a vez da eleição dos anfitriões da festa: o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. E a disputa foi acirrada no quesito beleza e simpatia. Todos os participantes esbanjaram emoção nas apresentações e levantaram o público presente, mas os grandes vencedores foram Gustavo Velasco e Patrícia Valeriano Cardoso.


Afilhado de carnavalesco, Gustavo tem como referencial o padrinho George Rodrigues, Hors Concours no quesito Fantasia de Luxo nas competições da cidade. Mesmo com o gingado na veia ele foi para competição apreensivo. “Entreguei nas mãos de Deus, pois não esperava ser primeiro lugar por conta da tradição dos outros competidores. Estou muito feliz e agradecido a todos que me ajudaram. Vou representar a felicidade e alegria de Cachoeiro”, relata.


Veterana no reinado carnavalesco, Patrícia diz estar preparada para levantar o cachoeirense durante os cinco dias de evento no Parque de Exposições e na Praça de Fátima. “É muito gratificante participar desse concurso e, ao vencer, levar alegria aos foliões. Adorei a proposta deste ano de ser em local coberto, pois em caso de chuva não atrapalha a folia”.


A noite foi encerrada com a apresentação do Bloco Bleque, que agitou os presentes com as melhores músicas dos grandes bailes, uma das propostas que a secretária de Cultura Fernanda Martins destaca ser o diferencial deste evento. "Queremos que o cachoeirense reviva os eventos que aconteciam nos clubes da cidade. É tempo de resgatar e valorizar essa tradição popular”, frisa.

Fernanda ainda relata que a realização dos concursos estimula a participação popular e apresenta às novas gerações como era brincado o carnaval. “A folia é um momento onde os povos são iguais. A festa é para todos e os concursos são a prova disso, com a escolha de um rei, de uma rainha e a luxuosidade e criatividade das fantasias. Para coroar, a música que dá o ritmo da festa", destaca.

Vencedores do Concurso de Marchinhas

1º lugar - “Sentinela Dessa Dor”, de Rudson Barreto Costa Filho (Cachoeiro)
2º lugar - “Eu te Amo Cachoeiro”, de Gabriel dos Santos Maroni (Iconha)
3º lugar - “Xuá-Xuá Rio Itapemirim”, de Deyvid Alves P. Lourenço (Iconha)


Confira a programação da folia:

Dia 10, sábado:
Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa
20h - shows com as bandas Agitaê e KS10
concurso de Fantasia de Luxo e Originalidade

Dia 11, domingo
Praça de Fátima (Matinê Infantil)
18h - show com a Orquestra Carnavalesca Choro S/A

Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa
20h - shows com Rogério Aço Doce e Fernanda Fontes

Dia 12, segunda
Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa
20h shows com as bandas Tomaê e Abadart

Dia 13, terça
Praça de Fátima (Matinê Infantil)
18h show com Orquestra Carnavalesca Choro S/A

Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa
20h
shows com as bandas MC6 e Bartucada Diamantina

 

Copyright © 2013 Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - Todos os direitos reservados
Praça Jerônymo Monteiro, 28 - Centro - Cep.: 29300-170 | SAC 156 - Tel.: 28 3155-5237